segunda-feira, janeiro 30, 2006

Alma benfiquista é única!


O inferno da Luz remeteu-se ao silêncio a partir do momento em que o Sporting se colocou na posição de vencedor porque, para os benfiquistas, tal como, aliás, acontece com os sportinguistas, se qualquer derrota é difícil de ser digerida, um desaire frente ao eterno rival, pior ainda se em casa, nem sequer consegue passar-lhes na garganta. Fica de pé a expectativa imediata quanto a duas reacções relativamente a este tropeção: a da massa associativa e a da equipa. Na certeza, porém, de uma depender sempre da outra. Não há, aqui, vivências paralelas...
«É duríssimo perder um derby em casa.» O desabafo tem a assinatura de Ronald Koeman. E o treinador do Benfica, com larga experiência enquanto futebolista e outra menor, mas, naturalmente, não menos importante, na suas actuais funções, sabe do que está a falar. Conhece o que se passa no seu país, entre o Ajax e o Feyenoord, em Espanha, com Real Madrid e Barcelona, em Itália, nos duelos dos emblemas de Milão, isto é, Milan e Inter, em Inglaterra, com Manchester United e Liverpool, ou ainda, para citarmos só mais um exemplo no futebol europeu, com os gregos Olympiakos e Panathinaikos. Nem todos derbies, seguramente todos grandes clássicos.Para a nação benfiquista, perder com qualquer emblema, independentemente da prova, seja ela nacional ou de carimbo uefeiro, é coisa de deixar os nervos em franja, mas quando o desaire acontece frente ao Sporting, e na Luz, então a alma benfiquista entra em desespero, o sorriso transforma-se, num ápice, em tristeza e desconsolo lavados em lágrimas.Não havendo vencedores antecipados, muito menos em jogos entre os dois maiores rivais do futebol português, quase se poderiam contar pelos dedos os benfiquistas que admitiam outro resultado que não fosse a vitória do seu clube diante do Sporting. As incertezas cingiam-se, unicamente, aos números, ou seja, com quantos golos sofridos regressariam os leões a Alvalade.Foi o que se viu. E o que se verá ao Benfica daqui para a frente? Qual a reacção da equipa comandada por Koeman a esta dolorosa derrota? Qual a reacção da massa associativa benfiquista a um desaire que dificilmente aceita diante de qualquer adversário mas que não consegue engolir quando do outro lado está o Sporting?Os responsáveis benfiquistas têm assumido uma empatia entre a massa associativa e a equipa, especialmente depois da vitória frente ao Manchester, um fio condutor vitorioso a passar das bancadas para o relvado. Daí a expectativa, face ao descalabro de anteontem, sobre como os dois lados vão reagir. O futuro do Benfica, tanto entre muros como na Liga dos Campeões, dependerá da rapidez com que o desalento e a frustação sejam pontapeados.
in abola
Quanto a este artigo da Bola só posso dizer que por um lado sinto-me feliz por alguém entender como os benfiquistas se sentem depois desta derrota ou de qualquer outra se bem que não com a mesma intensidade. Por outro lado triste porque não conhecem a verdadeira alma do benfiquistas, nós nunca vamos deixar de apoiar a equipa, como alguem disse nem que fosse por 14. Nos momentos em que eles mais precisarem a gente há-de lá estar a dar-lhes força e tenho a certeza que isso vai-se verificar ja contra o U.Leiria e depois contra o Penafiel e por aí em diante. Para a semana só espero ver um artigo neste jornal a dizer que realmente não ha nada que pare o apoio à equipa, que adeptos e jogadores se adoram!
Neste artigo também fala do grande apoio dos adeptos à equipa no jogo contra o Manchester mas será que se esquecem que nós vinhamos de um mês de Novembro horrivel no que diz respeito aos resultados? E mesmo assim nós apoiamos e assim o faremos até ao fim, aconteça o que acontecer!
ADORO-TE BENFICA com todas as minhas forças ADORO-TE!!!
Cheguei a uma conclusão a partir de agora vou deixar de ver jogos do SLB no norte, só mesmo em Braga, porque pago tanto pelos bilhetes para ir ver a Barcelos, Guimarães, Penafiel, Porto, Boavista como se fosse a Lisboa ver, a contar com viagem e o bilhete e ao menos assim vejo o meu SLB em casa, no seio da minha 2ª familia e dou um passeio a uma das cidades mais bonitas do país e que mais gosto.

1 comentário:

Margarida disse...

Oh Kel... não fiques assim...! Eu percebo a tua frustração, eu tb ficava assim se fosse o Braga a perder com os Espanhóis (o que felizmente não aconteceu!).
Beijinhos fica bem

P.S: Viva o Wender, cada vez sobe mais na minha consideração!!