quinta-feira, janeiro 19, 2006

Reforços de Inverno

Costuma a ser em Janeiro que o mercado de transferências reabre e andam nos jornais aqueles zunzuns de quem vai para aqui quem vai para ali, é quase um nome diferente em cada dia.
O Benfica fez cinco contratações e segundo o presidente fica por aqui, o plantel está oficialmente encerrado! E mesmo depois destas palavras do presidente os jornais, principalmente um, continuam a falar de nomes como é caso do D’Alessandro. Claro que eu não me importava que ele viesse, já que é grande jogador... bem, não estou aqui para falar dele.
Então os cinco jogadores que vieram reforçar o plantel do meu Benfica foram o Marco Ferreira, Manduca, Laurent Robert, Moretto e Marcel.

O Manduca tem 25 anos, brasileiro e veio do Marítimo. A posição em que costuma a jogar é a lateral esquerdo mas quem o conhece diz que também rende bem a avançado. Por aquilo que vi dele enquanto jogador do Marítimo é que é grande jogador, com boa técnica, faz boas assistências para golos e sobretudo também marca alguns golitos. Dos poucos minutos que fez enquanto jogador do Benfica não me desiludiu em nada antes pelo contrário, gostei bastante dele, quase marcava por duas ocasiões e já fez uma assistência para golo. Espero que continue a mostrar a sua qualidade e que nos dê muitas alegrias.

Marco Ferreira foi talvez aquela contratação em que eu mais saltei de alegria. Isto porque eu já o queria no SLB à muito tempo, mais precisamente há 3 anos e meio quando ele assinou pelo FCP e eu tinha estado com ele e ele me disse que: “ O Porto chegou primeiro” mas com um ar de desilusão. O Marco tem 28 anos é extremo direito. Como jogador do SLB ainda jogou muito pouco, apenas uns 15 minutos no jogo contra o Tourizense, pois veio de lesão por isso está sem ritmo. Só espero que no Benfica mostre o seu valor, a sua qualidade que fez projectar o interesse de vários clubes enquanto jogador do Setúbal.

Moretto é guarda-redes, tem 1m96 e 25 anos. É um guarda-redes com muita qualidade, bons reflexos e sai muito bem aos cruzamentos. É o guarda-redes menos batido da Europa, estatuto que conseguiu no vitória de Setúbal e continua a usufruir dele no Benfica. Já fez três jogos a titular, alias mal chegou conquistou logo lugar na equipa relegando, injustamente, o Quim para o banco (ainda hei-de falar deste assunto mas agora não). Tem feito boas exibições sendo por vezes ele a salvar a equipa de sofrer golo.

Laurent Robert também é extremo esquerdo e foi o único dos cinco reforços que veio do estrangeiro, mais precisamente do Portsmouth de Inglaterra. É conhecido pelo seu forte pé esquerdo, aliás já marcou vários golos de longa distância. Pelo Benfica já marcou um golo, de livre, na taça de Portugal de resto ainda não mostrou muito a sua qualidade, muito por culpa do treinador que não o põe a jogar na sua posição mesmo sabendo que este ainda não está adaptado ao futebol português. Este jogador também é conhecido pelo seu mau feitio, tendo tido muitas vezes atritos com os treinadores dos clubes por onde passou. Muitos acusaram-no de não se esforçar e de não gostar de ir atrás defender contudo desde que chegou ao Benfica tem sido habitual vê-lo a ajudar a defesa. Que assim continue e que se adapte rápido ao futebol português!

O último reforço a ser apresentado foi o avançado Marcel, proveniente da Académica. Este jogador tem 25 anos e veio a titulo de empréstimo e o Benfica tem opção de compra. Ao todo nesta edição da Superliga já marcou 9 golos. Marcel é um homem de área, possante e com boa estatura, o homem que Koeman queria. Pelo Benfica ainda não fez nenhum jogo, apenas foi apresentado esta semana e apesar de já ter feito dois treinos não foi convocado porque esteve 3 semanas sem treinar estando por isso sem ritmo. Deste jogador espero muitos golos e que se dê bem com o Nuno Gomes em campo.
E assim estão apresentados os 5 reforços do SLB. Nestas contratações o Benfica optou por uma nova politica de contratações que foi apostar no mercado interno, jogadores já adaptados ao futebol português.
Alem destes o Benfica também contratou o central José Fonte mas este nem sequer apresentado foi. A direcção optou por o emprestar de modo a ganhar rotatividade. O clube que ele está agora a representar é o Paços de Ferreira e vai lá ficar até ao final da presente época. Este jogador tem 21 anos e é internacional sub-21 pelo que dizem treinadores e colegas do antigo clube tem muita qualidade.

Sem comentários: